segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ciara x Nicki





“Ladies, this your song
So as soon as this come on
You should get out on the floor
 Gon' and get your sexy on
 If you know that you better
 Than the new girl that he on
 Go 'head and tell him now
 "You gon' miss me when I'm gone […]”



Este é um trecho de I’m Out, a mais nova música da Ciara feita em parceria com Nicki Minaj. Como adoooro as duas, nada mais perfeito para abrir o tema parcerias no música em grão não é?! O trecho inicial da música é um chamado feito por Ciara, que na verdade, esclarece bastante a intenção do single. A música como um todo fala que as mulheres devem melhorar sua autoestima e abusar da vaidade, usufruindo de toda a sua sensualidade para mostrar ao mundo que são lindas e independentes.

“Mas por que tanto feminismo?” Alguns devem se perguntar... Bom,como um trecho da própria música esclarece, Cici –apelidos usado por fãs, como eu- terminou um relacionamento faz pouco tempo e essa música é como um.. revanche, haha. Aquele conhecido “eu te superei, queridinho”.
Ficou curioso sobre as duas? Aqui está um diagnóstico de ambas, confere só:
 Princesa Pop ou Rapper? Conheça Ciara.

Bom, vou começar pela dona da música: Ciara Princess Harris. Não, você não leu errado, a moça tem mesmo um “Princess” no nome, haha. Cici tem 27 anos, é de Atlanta, e além de cantora é também compositora, atriz e modelo. Suas músicas costumam ser dos gêneros R&B e Dance, mas com uma veia forte de Rap. Muitas pessoas a confundem com pop, porque infelizmente ela não é tão reconhecida e os singles que mais pegam, são os que tem um leve toque de eletro. Sem contar que poucos realmente sabem identificar o R&B*. Mas desde o início da carreira ela se mantém fiel ao seu estilo, tendo como tema a valorização feminina, a conquista, o amor e claro a dança!
Em 2004 ela lançou seu primeiro álbum, intitulado Goodies, esbanjando sensualidade e já fazendo uma parceria com Ludacris na música “Oh”. Onde em parte do refrão ela diz “agimos como gangsters, você deveria saber”, demonstrando que as mulheres também podem cantar rap (por ser mais comum a presença masculina no meio, há um certo preconceito com o gênero feminino).
Fazendo sucesso não apenas pela voz, mas principalmente pela dança, suas músicas trazem uma batida acelerada e ela as protagoniza com passos ...hipnotizantes! Desse disco, um single que deixa isso claro é 1,2 Step -na qual eu ainda sou muuito viciada-, feito em parceria com Missy Eliott (já conhecida pelo rap escandalizante e por sua forte presença). Clique aqui, veja o clipe, segure a respiração e procure ficar atento para acompanhar os passos dessa mulher xD
Um outro single também antigo, mas que mostra bastante do seu estilo é Like A Boy, presente no seu segundo álbum, o The Evolution. Carregado de ironias, Cici é ousada e critica os rappers –e todos os homens- que têm como temática em suas músicas a virilidade e o sucesso entre as mulheres. Lá ela faz questionamentos como “E se eu tivesse outro rolo, faria você chorar? As regras mudariam?”. Dessa forma, ela assume o papel do gangster conquistador no clipe e ainda faz um mix de dança incrível, confira aqui.

Recomendo também: Get Up (Feat. Chamillionaire); Go Girl(feat. T-Pain); Love, Sex And Magic (Feat. Justin Timberlake)
e Livin’ Up.
* O R&B é uma variação do Jazz e do Blues, um pouco mais acelerado, com elementos mais contemporâneos, como a guitarra elétrica. Mas mantém como marca principal o vozerão Soul.
Nicki exótica, Nicki perfomática ou simplesmente: Minaj.

My name is Onika, you can call me Nicki” esse é um trecho de Starships, música da cantora que foi top 3 em todos os cantos possíveis no ano passado,haha. E acho que é mesmo o melhor jeito de representar o estilo escandaloso que eu adoro da Onika Tanya Maraj, ou simplesmente Nicki Minaj. Se você a conhece, com certeza leu o trecho anterior com uma voz grave e isso não foi bruxaria! Para os que estão boiando, Nicki adora fazer alternâncias em suas músicas e é bem normal vê-la sair de um agudo para um grave muito rápido.
Além disso, suas letras costumam ter como tema principal, sua própria vida, sua trajetória como rapper e todas as dificuldades que teve para chegar aonde está. Não ficando pra trás claro, as famosas disputas de Hip-Hop em que os cantores digladiam com rimas fazendo uso do humor e de bastante ironia, é o estilo popularmente conhecido como flow. – suas maiores disputas são direcionadas a Lil’ Kim ou qualquer um rapper metido a machista- (as mulheres chegaram no rap pra dominar, yey!).

Nicki é um fenômeno porque conseguiu em pouco tempo um contrato com a Young Money(2009) e fez parcerias incríveis. Pra quem realmente curte rap, foi como ver uma pentelha cantando com todos os caras famosinhos do meio.. ‘de repente’. Mas passou uns 5 anos, até conseguir tal feitio.
Nascida em Trinidad e Tobago, ainda pequena,mudou-se para Nova Iorque com a mãe, e o seu estilo, além das suas expressões dramáticas enquanto canta, é o que a torna exótica e especial. Seus pais tem ascendência indiana e africana, daí já dá pra perceber o quanto ela é o resultado de uma viageeeem. Então misture um inglês com um “quê” asiático, à MUITA cor e roupas provocantes e você formará a imagem da Nicki, haha. E quando falo de estilo, é porque ele já teve o cabelo preto, loiro, rosa, verde, com estampa de onça..ér.. muitas cores!
Ela abusa do cênico nas suas perfomances, e adora se auto intitular como Barbie. Isso fica claro em Moment 4 Life por exemplo, uma parceria com o Drake que você pode conferir aqui. Em termos de cabelo, que tal Fly? Parceria com a Rihanna em que as duas estão quase em chamas, confira aqui. Mas quanto aos solos, as minhas preferidas são Freedom, Super Bass e Right Thru Me. De álbuns ela tem o Pink Friday e Pink Friday: Roman Reloaded (The Re-Up) que foi como um “bis” do primeiro disco da cantora. Vale a pena constar, que ambos foram altamente premiados e o segundo atingiu a categoria de melhor álbum do ano em 2012.
Bom, pra mim I’m Out é como o encontro de uma lenda com uma nova explosão dentro do Rap. Espero que todos escutem mais Ciara e Nicki depois do texto : ). Ah, julgue as críticas e volte sempre no Música em Grão.
Marii L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário