quarta-feira, 24 de julho de 2013

Frio e Mocha

Os jornais têm noticiado que o Sul está nevando e alguns de nós brasileiros estamos tendo a chance de ter um sonho gelado realizado, haha. Aqui no Nordeste não neva, mas é fato que a temperatura têm caído, afinal de contas é Inverno. E em tempos frios, nada melhor do que uma xícara de café bem quentinha, para aquecer os corações ;) Pensando nisso o Música em Grão vai inaugurar a sessão #cafezinhosocial ensinando como se faz um Mochaccino, que tal?!

Bom, antes de tudo, vamos entender que café é esse! O mocha é uma variação de expresso com leite, só que é feito com café arábico, sendo uma porção de café para duas de leite. Além disso, o seu diferencial é a finalização, que pode variar mas o conceito do preparo é básico. Se você tiver uma máquina de café em casa, o processo é bem mais fácil, mas se não tiver, não se desespere vou mostrar como podemos adaptar. Segue abaixo as dicas para duas xícaras, dose o seu de acordo com a necessidade ^^

Você vai precisar de:

         I.             2 colheres de sopa bem cheias de café Arábico em pó ou misturas para Mochaccino / Macinato –é a mesma coisa- (hoje se encontra de várias marcas no supermercado).

       II.             400 ml de leite;

      III.            1 colher de sobremesa de chocolate em pó (desses de caixinha mesmo);

    IV.             Chantily à gosto.

Obs*: Se você comprar a mistura, não vai precisar do leite.

Como fazer -sem a máquina- :
O interessante do mocha é o leite vaporizado, fazer isso numa panela dá trabalho (eu diria até que é quase uma missão impossível,haha). Portanto, o mais recomendado é comprar a mistura em pó já pronta mesmo. Para começar, ferva a água até ela borbulhar bastante (assim você pode garantir que a mistura se dissolva totalmente).

Depois de ter a água fervida em um recipiente, tomando os devidos cuidados, dissolva as duas colheres do café e trate de enchê-las de pó (estamos falando de uma mistura e não de um café puro). Feito isso, acrescente o chocolate -se preferir um café mais encorpado- e finalize com o chantily à gosto.
Mas se por acaso, preferir um efeito mais parecido com o Capuccino (no qual muitas vezes o chocolate vem derretido no fundo), dissolva o café arábico em um recipiente diferente e coloque apenas uma colher de chá do chocolate no fundo de cada xícara. Depois vá derramando o café já dissolvido aos poucos, -use uma colher para dosar melhor a quantidade, se for preciso- e só quando o chocolate estiver derretido, encha a xícara completamente.

Com a máquina:
Bom, com a máquina não tem muita dificuldade. Mas nesse caso, ao invés da mistura pronta, para garantir um melhor sabor é mais recomendado o próprio pó do café. As medidas tanto do pó, como da água variam de máquina para máquina, mas é essencial que se mantenha a regra de uma porção de café para duas de leite. A diferença aqui é que primeiro você vai preparar o café e depois você vai usar a máquina para vaporizar o leite. Algumas delas já vem com a modalidade ‘vaporizar’, as que não tiverem o recurso, ao invés da água, coloque o leite, acrescentando depois o chocolate –já na xícara- e o chantily à gosto :D
Obs*: O chantily não é uma exigência no mocha, algumas pessoas acrescentam apenas para dar mais sabor e eu preferi incluí-lo na receita, para dar um charme. Ah, a água também pode ser aquecida no microondas, acredite dá certo –nesse caso, faça a porção individual, de uma xícara-.
Gostou da receita e quer saber mais sobre algum café? Sugira no twitter (@musicaemgrao) usando a hashtag #cafezinhosocial, que nós atendemos o pedido :)   Continue no blog e torne-se um membro pra se manter atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário