quarta-feira, 24 de julho de 2013

Especial Dominguinhos

Já está correndo aos quatro cantos que Dominguinhos faleceu ontem (23/07) devido a um câncer no pulmão que o cantor parece ter enfrentado durante seis anos. Hoje o música em grão vai sair um pouco do tema da semana, para prestar as devidas homenagens à esse grande homem que muito contribuiu para a nossa música, fazendo do Forró um sonzinho aconchegante e sempre aberto para mais um!

Então, vamos saber um pouco do mestre? José Domingos de Moraes nasceu em Garanhuns, agreste de Pernambuco em 1941. Seus pais eram agricultores e ainda criança, junto com os irmãos, começou a tocar nas feiras para ajudar a família. E foi desse jeito mesmo que ele conheceu o seu mentor, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que o convidou para ir ao Rio de Janeiro.

Mas ao invés disso, ele foi pro Recife com os irmãos como o mesmo conta “Cheguei no Recife em 1948. Quando eu vi o mar, eu disse: ‘não acredito em uma coisa dessas. Que rio grande, meu Deus’”. A mudança pro Rio só foi acontecer em 1957, pra pouco tempo depois ele acompanhar o mestre Gonzaguinha em shows e gravações de discos. E ainda adolescente teve o prazer de ouvir da boca do mesmo que ele seria o herdeiro artístico do Rei do Baião. Não há mais dúvidas que ele honrou o posto dado, não é?!

Sua simplicidade e carisma nos fazem ter orgulho de sermos nordestinos, além de dar aqueeela vontade de ouvi-lo entoar a sanfona por horas e horas.. Os sucessos são muitos, por isso vamos listar alguns que mais nos marcaram e que provavelmente estão na memória de muitos leitores, pra matar a saudade:

1.       Abri a porta..Apareci. A mais bonita, sorriu pra mim ..

2.       Eu só quero um amor que acabe o meu sofrer. Um xodó prá mim, do meu jeito assim...Que alegre o meu viver!

3.       Olha, que isso aqui tá muito bom.Isso aqui tá bom demais! Olha, quem tá fora quer entrar..Mas quem tá dentro não sai..

4
.      Tô com saudade de tu, meu desejo..Tô com saudade do beijo e do mel

5.      
Preciso desse seu amor. Ai, amor como preciso..Não é fácil viver sem seus beijos, seu sorriso

Confira também a parceria interessantíssima do grande Dominguinhos com Elba Ramalho na canção Tenho Sede . Que esse homem, transforme o céu em festa, assim como ele fez em terra.

Equipe Música Em Grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário