sábado, 10 de agosto de 2013

Capuccino x Frapuccino

Duas delícias que se opõem e nos completam nesse tempo incerto. Se a Bahia agora se faz chuva no amanhecer e queima ao meio-dia, porque não tomar um café pra cada variação do clima?! Pois é, foi pensando nisso que dessa vez o #cafezinhosocial traz a receita de 2 cafés, um quente e um gelado ;)

Capuccino
é o queridinho dos que gostam de café e dos que não gostam também, haha. Mas você sabia que a receita original não usa o chocolate? Pois é, o Música em Grão pesquisou e vai te explicar melhor essa história:

O Capuccino é um café originalmente italiano e a sua receita tradicional consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço da espuma de leite vaporizado. O uso do chocolate na receita é uma artimanha brasileira e vamos combinar que esse acréscimo faz toda a diferença, não é mesmo?!

Ele surgiu no século XVI e o seu nome advém dos frades da ordem franciscana. Pois capuccio (do latim cappa) era o termo usado para designar esses frades específicos, que trazem um capuz na sua indumentária. A bebida recebeu esse nome, justamente por ter uma cor que se equipara às roupas dos franciscanos, imagina só..

Quanto ao café, podemos acrescentar também que um componente importante na sua preparação é o leite. Porque quando um barista vaporiza o leite, uma camada fina de espuma é produzida, conferindo uma textura aveludada, cremosa e brilhante ao Capuccino. Há ainda cafeterias que se aproveitam dessa camada para fazer desenhos, que é uma técnica conhecida como latte art.

Já o Frapuccino é um café gelado atualmente comercializado pela Starbucks. Foi criado por George Howell, que possuía uma rede intitulada Coffe Conection, comprada pela Starbucks em 1994. As demais cafeterias não podem usar esse termo, porque é uma marca registrada da empresa.

A bebida é basicamente um café misturado com gelo e um outro ingrediente adicional (sejam frutas ou caldas), além do chantily. O criador, diz se tratar de um simples milk-shake de café, sendo o nome um mero atrativo comercial. Em outras cafeterias, ele é comercializado como um "Frapê de Capuccino". E eu garanto que é de dar água na boca!

As medidas são para 4 porções. Retirei a receita do livro "Chefs-Café" da Ed. Melhoramentos e dei uma adaptada.


Ingredientes:
  • 30ml de Café Coado
  • 30ml de Leite 
  • 100ml de Calda de Chocolate
  • 1 colher de sopa de Açúcar
  • 1 colher de sopa de Chocolate em Pó
Instruções:
  1. Faça o café normalmente sem adoçar, depois despeje em forminhas de gelo e em seguida, leve para congelar.
  2. Retire o café do congelador, coloque no liquidificador, junte o leite bem gelado, chocolate em pó e o açúcar e bata usando a tecla pulsar.
  3. Para finalizar adicione a calda de chocolate e bata mais um pouco, decore com a calda e o chantily, em seguida é só servir.
Observações:

1) – Use calda de chocolate quente, pois na hora que ela entrar em contato com o gelado ela vai se solidificar e criar pedaços de chocolate. 2) – Se desejar troque o açúcar por adoçante. 3) – Se usar achocolatado cuidado pois ele já vem adoçado. 4) – Se seu liquidificador não aguentar bater tudo de uma só vez faça aos poucos. 5) – Se desejar usar café solúvel, prepare o café antes com água e leve para o congelador em formas de gelo. 6) – O acompanhamento de Chantilly deixa ele muito mais interessante e gostoso. 7) Uma outra opção é utilizar sorvete de chocolate. Nesse caso, bata junto com o café e o leite no liquidificador e sirva.


Minhas fontes foram essa e essa.

Marii L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário