segunda-feira, 8 de julho de 2013

Trupe das antigas!






Com um ritmo e cantar que muito me lembram as marchinhas carnavalescas, 13 músicos se revezam nos palcos, Brasil a fora, carregando nas costas um nome no mínimo curioso, mas de originalidade já reconhecida: estou falando da Trupe Chá de Boldo. Os componentes são: Ciça Góes, Felipe Botelho, Gustavo Cabelo, Gustavo Galo, Guto Nogueira, Julia Valiengo, Leila Pereira, Marcos Grinspum Ferraz, Pedro Gongom Manesco, Rafael Werblowsky, Rayraí Galvão, Remi Chatain e Tomás Bastos.
A banda formou-se entre os anos de 2005 e 2006 em Sampa e com esse objetivo mesmo, trazer um som diferenciado e carnavalesco. Possuía, no início da carreira, além das canções autorais as de personalidades como Caetano Veloso, Sidney Magal, Roberto Carlos e Jorge Mautner no repertório. E também nesses anos, a formação era bem menor, a banda foi aumentando aos poucos e claro o estilo também foi se moldando com o passar do tempo.

Suas letras são poéticas, mas quando cantadas, parecem recortes de uma declaração ou um quebra cabeças, que exige um pouco de atenção para se fazer entender. O fato é que o ritmo embala e distrai, nos colocando numa vibe retrô que logo proporciona uma sensação de liberdade e descontração.
Depois de um show bem recebido no Sesc Pompéia, em São Paulo no ano de 2008, a banda gravou seu primeiro disco, em 2010, intitulado “Bárbaro”. Aí pronto, foi “pé na estrada” e uma agenda com shows marcados por todo o estado. Não muito tempo depois, eles começaram a desenvolver o segundo disco, de nome “Nave Manha”, que foi lançando no Teatro Sesc Vila Mariana, em março de 2012.

O disco foi tão bem recebido que teve destaque em veículos como a Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Rolling Stone, Billboard, Bravo, O Globo, TV Cultura e por aí vai!

Agora, o estilo da banda não se resume apenas ao espírito carnavalesco. Há também uma pitada de eletrônico, folk, samba, rock e MPB, tudo de um jeito bem próprio. Será que estamos à margem de ver surgir o “gênero Trupe Chá de Boldo”? Bom, só esperando pra ver e enquanto espera, que tal ouvir um pouco dessa galera? Clique aqui para conferir a apresentação deles no Estúdio Show Livre. E aqui para ver “Na Garrafa” ou do lado de para “Bárbaro”, os melhores clipes na minha opinião. Ah, não se esqueça de classificar o artigo pelo número de grãos ;)


Marii L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário