terça-feira, 4 de junho de 2013

Uno Hermano






Conhecido e presente na adolescência de muitos nós como vocalista da banda Los Hermanos, esse é Marcelo de Souza Camelo que desde 2008, aposta na carreira solo. Esse carioca é compositor, cantor, violinista, guitarrista e poeta. Ele passeia entre o MPB, Samba e o Indie Rock com uma voz que me dá uma tranquilidade imeeeeeensa.
É filho de Ernesto Camelo e da pintora naif (arte primitiva moderna, realizada por artistas sem preparação acadêmica) Ana Camelo. Teve seus primeiros contatos com o rock quando se tornou fã da banda Bon Jovi. E ao participar de uma fanzine voltada para a cena musical do Rio de Janeiro, na época da faculdade, se envolveu com o Indie Rock. Cursou jornalismo na PUC do Rio e mais ou menos na mesma época formou suas primeiras bandas. Antes de Los Hermanos (que teve seu primeiro álbum lançado em 1999), vieram as bandas Drive By, Barnabé e Minanina’s Popcorn.

Em 2001, já integrando a banda Los Hermanos, vieram os álbuns Bloco do Eu Sozinho e em 2003 Ventura, que entraram pra lista da revista Rolling Stone dos 100 maiores discos de música brasileira. Até o início de 2007, Marcelo Camelo manteve um blog no canal G1 da globo.com. Lá ele criava formas diferentes de postar crônicas e poemas, com algumas publicações datilografadas ou até mesmo manuscritas.

Em 2008, Los Hermanos chega ao fim e ele começa sua carreira com o álbum “Sou”. O CD traz uma capa-poema do artista plástico Rodrigo Linares em que “sou” quando posto de ponta-cabeça também é “nós”, um tema constante em todo o disco. Lançado primeiro na internet por meio do site Sonora, Sou é composto por 14 faixas que contam com arranjos da pianista Clara Sverner, além das participações de Mallu Magalhães, namorada do cantor, e do sanfonista Dominguinhos.
É um disco sonoramente bem caseiro, com ruídos entre as músicas que dão um ar bem acústico, mas não menos interessante. Lá ele viaja entre o samba, um pouco de forró ou xaxado e o Indie Rock, experimente essa mistura bem aqui. Em 2011, o cantor lança Toque Dela que também mistura alguns ritmos e tem dois singles que adoro “Ô ô” e “Meu Amor É Teu”, escute o álbum completo bem aqui.
Esse ano Marcelo Camelo se prepara para fechar mais um ciclo de sua vida, como ele mesmo define. Ele preparou um DVD que em breve irá as lojas, de nome “Mormaço”. São filmagens do cantor realizadas pelo cineasta americano Jack Coleman que mostram cenas da turnê “Ao Vivo no Teatro São Pedro”, além do breve documentário “Dama da Noite”. A parte documental tem uma cara mais Vintage e tem como fundo as músicas de Camelo modificadas instrumentalmente.O cantor também revela que queria fazer um filme mais poético bem como "queria uma linguagem menos direta, com os detalhes, as piscadelas, as idiossincrasias, que fosse mais um retrato de mim, das minhas intenções" ao falar do projeto numa entrevista. Conheça Mormaço clicando aqui.

Minhas fontes foram essa e essa. Não se esqueça de dizer quantos grãos valem essa postagem!
Marii L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário